Governo e Ministério da Integração realizam

O Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, realizará, nestas terça (18) e quarta-feira (19), a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional. O evento ocorrerá no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), em João Pessoa.

Segundo o titular da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag-PB), Gustavo Nogueira, que coordena a organização da Conferência, o evento constitui uma das etapas para a realização da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, no próximo mês de dezembro, em Brasília, que visa à elaboração participativa de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

O secretário disse que o objetivo da Conferência é debater o tema em âmbito estadual e formular políticas voltadas ao desenvolvimento regional e macroregional. “Buscaremos ainda definir princípios e diretrizes direcionados à questão, bem como eleger os delegados que participarão das conferências Macrorregionais e da Nacional”, afirmou.

A programação da Conferência está distribuída entre os seguintes eixos temáticos: Governança, Participação Social e Diálogo Federativo; Financiamento do Desenvolvimento Regional; Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade e Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável. “Os participantes serão divididos em Grupos de Trabalho para que possam debater os temas expostos durante os painéis e apresentar propostas direcionadas à formulação de políticas públicas para o desenvolvimento regional”, informou Gustavo Nogueira.

Nesta terça-feira (18), primeiro dia do evento, a partir das 8h, será iniciado o credenciamento dos participantes. Em seguida, haverá a solenidade e o painel de abertura. Encerrando a programação da manhã, serão repassadas aos conferencistas Orientações Metodológicas do Processo.

A partir das 14h, os Grupos de Trabalho se reunirão para apresentação e discussão dos quatro painéis referentes aos eixos temáticos do evento. Às 18h30, será iniciada a reunião intitulada “Territorialização do Plano Brasil Maior”, sob coordenação de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Por fim, se reunirão integrantes dos “Núcleos Estaduais” da Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais (RENAPI), Rede Nacional de Informações sobre Investimento (RENAI) e dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Na quarta-feira (19), a partir das 8h, haverá a eleição de delegados e a plenária de encerramento. Participam do evento representantes do setor público, do setor empresarial, organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior.



Fonte: Secom-PB com FN