Hábito de usar o computador faz bem à saúde mental de idosos

Segundo estudo feito com idosos, chances de ser diagnosticado com demência diminui entre aqueles que utilizam o computador

Uso do computador aliado a práticas de exercícios melhora a qualidade de vida de idosos (Reprodução/Internet)

Um estudo publicado no periódico PLoS One concluiu que o uso do computador pode ajudar idosos a reduzir a perda de memória e a diminuição da capacidade de raciocínio e de aprendizado que ocorrem naturalmente com a idade. No estudo, especialistas concluíram que homens mais velhos que têm esse hábito têm menos chances de desenvolver demência em um período de oito anos.

O autor do estudo, o brasileiro Osvaldo Almeida, professor da Escola de Psiquiatria e Neurociência Clínica e diretor de pesquisa do Centro de Saúde e Envelhecimento da Universidade de Western Australia, em Perth, disse que pesquisas anteriores já haviam indicado que atividades que estimulam a mente, como leitura e palavras cruzadas, diminuem o risco de demência, porém, havia poucas evidências sobre os reais efeitos do uso prolongado dos computadores.

Na pesquisa, foram selecionados 5.506 homens com idades entre 65 e 86 anos para serem acompanhados ao longo de oito anos. Os resultados indicaram que aqueles que tinham o hábito de utilizar o computador frequentemente apresentaram um risco até 40% menor de serem diagnosticados com demência no período em que o estudo foi realizado em relação com aqueles que nunca o faziam.

Segundo Almeida, o envelhecimento da população mundial fará o número de pessoas com declínio cognitivo aumentar em 50 milhões até 2025, mas a pesquisa pode ajudar a mudar este cenário. “Se as nossas estatísticas estiverem corretas, o aumento do número dos casos de demência nos próximos 40 anos não será tão dramático quanto o atual”, disse o professor.

Almeida ressaltou que homens mais velhos devem adotar o uso do computador no dia-a-dia, mas sem se esquecerem dos prejuízos à saúde de períodos prolongados de sedentarismo e das vantagens de exercitar-se.

Fontes: Veja-Usar computador faz bem à saúde mental dos idosos



Fonte: Focando a Notícias