PM preso em operação na PB já foi investigado por CPI, diz deputado

O sargento da Polícia Militar Arnóbio Gomes Fernandes, que foi preso na quarta-feira (19) durante a Operação Esqueleto, já havia sido investigado por participar de um grupo de extermínio no Nordeste, segundo informou o deputado federal Luiz Couto (PT). O deputado foi relator, de 2003 a 2005, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Grupos de Extermínio, que investigou a atuação dos grupos criminosos nos estados do Nordeste.

De acordo com o deputado, o sargento já havia sido detido em 2010 por um outro crime. “Ele tinha participação no grupo de extermínio e também apoio na organização criminosa. Ele foi preso em 2010 por porte ilegal de arma”, explicou.

A operação realizada nesta quarta foi conjunta das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal e deteve 42 pessoas suspeitas de envolvimento no tráfico de drogas e em homicídios na Grande João Pessoa. Segundo o delegado Cristiano Jacques, que coordenou a operação, Arnóbio Gomes prestava serviços de segurança particular para sub-chefes da quadrilha de tráfico de drogas. De acordo com o Secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, um Inquérito Policial Militar (IPM) será aberto para investigar a participação do sargento na organização. O sargento também era candidato a vereador em Bayeux pelo partido PSL.

O militar, depois de ouvido, foi levado ao 5º Batalhão da Polícia Militar onde ficaria detido. No entanto, segundo a assessoria da PM, por falta de vaga, foi levado para a 3ª Cia do 1º Batalhão da PM, em Cabedelo. “Não apenas ele dava proteção, mas também, se as investigações se aprofundarem, teremos novos policiais envolvidos nessa atividade criminosa”, disse o deputado com base nas investigações da CPI. “Ninguém pode negar a existência de um grupo de extermínio”, afirma Luiz Couto.

Segundo mostram os resultados da CPI, a Paraíba está entre os quatro estados nordestinos com maior incidência de grupos de extermínio, junto com Pernambuco, Ceará e Bahia. “Graças a Deus a maioria dos policiais é composta de homens e mulheres de bem, mas tem aqueles no meio a serviço do crime organizado e esses devem ser retirados da polícia”, pontuou.



Fonte: FN