Prefeitáveis impugnados dão à PB o 14º lugar com mais Fichas Sujas do país

Em matéria de Fichas Sujas, a Paraíba ocupa uma posição que a deixa fora da lista dos dez mais estados com maior número de candidatos a prefeitos impugnados até agora pelos Tribunais Regionais Eleitorais de todo Brasil.

Num ranking encabeçado por Minas Gerais, que já registrou 54 impugnações de candidatos a prefeito, a Paraíba está na 14º colocação com seis candidatos a prefeitos com registro barrado pelo TRE em razão da Lei do Ficha Limpa, que proíbe candidatos com contas rejeitadas e decisões colegiadas desfavoráveis. Entre eles, candidatos de cidades grandes como Cajazeiras, Carlos Antônio (Democratas), e Sara Cabral (Democratas). A Paraíba tem mais Fichas Sujas do que estados como Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e até Amazonas.

De acordo com levantamento feito pela Folha de São Paulo, ao todo, já são 317 candidatos a prefeito que têm Ficha Suja no Brasil. Estados como Rondônio, Alagoas e Sergipe ainda não tem candidato a prefeito barrado pelo TRE.

O número pode aumentar, já que há ainda muitos registros em julgamento. Os candidatos tem duas opções: levar suas candidaturas até o fim e, sendo eleitos, esperar o julgamento do TSE, caso falte tempo para concluir o julgamento antes das eleições. Ou substituírem suas candidaturas, inclusive dias antes do dia da votação.

No geral, na divisão por partido, o levantamento aponta que o PSDB é o que possui a maior “bancada” de barrados, com 56 candidatos. Em segundo lugar vem o PSDB, com 49, seguido do PP com 30. O PT da presidente Dilma tem, até agora, no Brasil inteiro, 18 candidatos a prefeitos com registros impugnados.

Blog Luís Tôrres



Fonte: FN