Secretaria de Agricultura entrega "Palma Resistente" aos agricultores de Casserengue

A Prefeitura Municipal de Casserengue com Secretaria Municipal de Agricultura junto à Emater-PB e Governo do Estado da Paraíba, fez a distribuição de semente de "Palma Resistente" aos agricultores do município, está palma é resistente vêm ajudar nossos agricultores em boa hora, assim eles podem garantir uma cultura resistente para ajuda-lo nesse período de estiagem prolongada,além de ser muito mais resistente a "Cochonila do Carmim" que causa sérios danos à palma forrageira e, desde então, vem se tornado uma praga importante do ponto de vista econômico. A praga deixa a planta debilitada, provocando o amarelecimento, seca e morte das raquetes em curto espaço de tempo.

Veja mais fotos "clique em leia mais"

O Secretário de Agricultura Raniere Martins o popular "Roninho" agradeceu a grande presença dos agricultores, velhos e novos, e destacou a importância da presença da turma do PROJOVEM TRABALHADOR que junto com o Professor Jedilson aproveitou o evento para fazer uma aula de campo, e falou da importância do conhecimento técnico para uma melhor utilização dos recursos. Raniere disse que essa é apenas uma da políticas alternativas que estão em foco na sua gestão, lembrou aos agricultores casserenguenses que através da EMATER o ele já pode adquirir a semente do milho a baixo do preço de mercado. E na oportunidade chamou seus convidados para compor a mesa. Compuseram a mesa: O Sr. Prefeito Luís Carlos (Carlinho); o Sr. Presidente da Câmara Antônio Macena; O Técnico do SENAR-PB o Sr. Josenildo; o Inspesionista da EMATER-PB o Sr. Francisco de Assis, A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casserengue a Sr.ª Maria Celina. O Sr. Vereador Paulo (da Bandinha); O Sr. Vereador Francisco Gregório (Chiquinho) e a Presidente do Concelho do Produtores Rurais a Sr.ª Maria de Lourdes.

Abrindo as falas o Prefeito Carlinho parabenizou o Secretario Raniere pela iniciativa e deu algumas explicações sobre os beneficio que essa Palma trará aos agricultores e ressaltou que mais de 30 (trinta) agricultores estão sofrendo com a praga da "Cochonilha" e gostaria de ver a palma espalhada pelo município. O Prefeito aproveitou a oportunidade para convidar os presidentes de sindicatos e associações para fazer o cadastro das famílias carentes para distribuição do peixa da semana santa. Carlinho agradeceu a presença de todos os presentes.

O Técnico do Senar - PB o Sr. Josenildo falou que a quantidade de 10.000 raquetes de palma para o município é pouco, e comentou que alguns agricultores acharam a palma pequena, mas, destacou que seus benefícios são inúmeros e supera quaisquer diferença. Disse ainda que gostaria de trazer mais "raquetes" para Casserengue, mas não foi possível. Josenildo informou aos primeiros agricultores cadastrados para o recebimento, esse ficaram responsáveis por fazer o repasse das sementes para os outros agricultores vizinhos, assim que possível executar o primeiro corte, e assim por diante, destacou que os mesmos terão assinar um Termo de Compromisso. Destacou que o SENAR-PB e a FAEP-PB estará sempre disponível para atender os agricultores do município de Casserengue. Falou que muito em breve Casserengue estará sendo beneficiado com vários cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAR/FAEP. O Sr. Josenildo agradeceu presença de todos e desejou uma ótima manhã.

Depois foi a vez do Inspesionista da EMATER-PB o Sr. Francisco de Assis, prestar alguns esclarecimentos técnicos de como proceder com o plantio da Palma Resistente e falar também sobre as diferencias entre a" Palma Resistente" e a "Palma Comum", destacou a importancia de prestar atenção a umidade do solo, pois há diferença em realação a palma comum, melhor época de plantio e corte. Assis, encerrou parabenizando o Secretário Roninho e ao prefeito Carlinho, pela iniciativa de buscar parceiras e pela escolha acertada do secretário. Agradeceu aos agricultores presentes e disse que gostou em ver a juventude participando.

Após as falas foi entregue de maneira simbolica a palma a alguns agricultores presentes, e servido um delicioso café da manhã.





Fonte: Da Redação