‘Grande Buraco Azul’ no meio do mar atrai turistas na América Central

Belize, na América Central, tem atraído diversos turistas e mergulhadores de todo o mundo por uma beleza inusitada : um enorme disco de cor azul escura que se estende pelo mar turquesa, no Caribe.

O Great Blue Hole (Grande Buraco Azul, como é conhecido) é de fato uma caverna formada há dezenas de milhares de anos – sendo que na época o nível do mar era extramente mais do baixo que nos dias de hoje.

Foto: Reprodução/Belize Travel Blog


Localizado no Atol de Recifes Lighthouse, a cerca de 50 milhas a leste da cidade de Belize, o buraco é um círculo quase perfeito, de cerca de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade. É visível inclusive do espaço – foi captado por um satélite da Nasa em março de 2009.

Foto: Reprodução/Belize Travel Blog


Com a elevação do nível do mar, a tal “cavera” ficou submersa. Contudo, preservou as suas as estalactites – lar de animais marinhos de várias espécies, como arraias, peixes-papagaios e peixes-borboletas.

Foto: Reprodução/Belize Travel Blog


Nos anos 70, o famoso oceanógrafo Jacques Cousteau explorou seus túneis e estalactites. O Buraco Azul é parte da Reserva de Barreiras de Recifes de Belize, e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Foto: Reprodução/Belize Travel Blog




Fonte: www.bhaz.com.br