Caminhos do Frio deve reunir 7 mil turistas no Brejo paraibano

Durante 48 dias, sete cidades do Brejo paraibano irão integrar um dos maiores festivais culturais da região Nordeste, o “Caminhos do Frio – Rota Cultural 2014”. O evento deverá reunir sete mil turistas e injetar R$2 milhões na economia local, entre os dias 14 de julho e 31 de agosto. O projeto integra diversas atividades, como apresentações artísticas, oficinas, palestras, mostras, shows e espetáculos, nas cidades de Areia, Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova e Alagoa Grande. Novas ofertas turísticas serão apresentadas na Rota Cultural 2014.

Segundo a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, são novos produtos turísticos com foco na produção associada e na melhoria dos serviços ofertados ao evento. “O objetivo é movimentar a economia e proporcionar aos turistas uma rica programação cultural, bem como vivenciar experiências, através de novas ofertas turísticas em alguns municípios, a exemplo de Areia, Bananeiras, Pilões e Alagoa Grande”, destacou.

Ao longo dos nove anos de realização do Caminhos do Frio, foram criados diversos empreendimentos nas cidades participantes. Regina Amorim destacou que, em 2006, muitos municípios do Brejo não tinham praticamente nenhuma estrutura turística, como pousadas, restaurantes e serviços de qualidade. Atualmente, juntos, os sete municípios oferecem 1.372 leitos, 421 apartamentos em 18 pousadas e hotéis.

“Os empresários locais já compreenderam que é preciso inovar e oferecer serviços de qualidade. Hoje, eles agregam a cultura local ao turismo, visando a sustentabilidade da comunidade”, afirmou Regina. Ela acrescentou que o Sebrae Paraíba é parceiro do evento, na formatação de novos produtos turísticos com foco na produção associada e na melhoria dos serviços ofertados.

“Trabalhamos durante todo o ano com consultoria de negócios, gestão empresarial e de pessoas, com o objetivo de inovar o turismo e trabalhar os produtos sustentáveis de cada região, ressaltando a identidade cultural de cada uma delas”, completou a gestora de Turismo do Sebrae.

Novidades e atrações nacionais – De acordo com a presidente do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Fernanda Mello, o Caminhos do Frio terá inovações na infraestrutura e na programação, visando apresentar as potencialidades e atrativos culturais de cada município. “A infraestrutura será padronizada, destacando a sinalização, palco, som, luz e também um ponto novo de atração, que será a “Vila Caminhos do Frio”, disse Fernanda. Nessa Vila, haverá estandes, nos quais cada município irá divulgar seu artesanato e atrativos turísticos.

A presidente do Fórum destacou que o início do Caminhos do Frio acontece em Areia, juntamente com o Festival de Artes da cidade, que terá como atrações nacionais o cantor Ivan Lins, a cantora Céu e o grupo Tarancón. Nas outras cidades, se apresentarão Flávio Venturini, Santana, Antônio Carlos e Jocafi, Nando Cordel, Amazan e Luiz Melodia.

O Caminhos do Frio é realizado pelo Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano e as sete prefeituras envolvidas, contando com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e PBTur, Corpo de Bombeiros e Sebrae Paraíba.

Confira as datas do Caminhos do Frio:

- Areia – 14 a 20 de julho
- Pilões – 21 a 27 de julho
- Solânea – 28 de julho a 3 de agosto
- Serraria – 4 a 10 de agosto
- Bananeiras – 11 a 17 de agosto
- Alagoa Nova – 18 a 24 de agosto
- Alagoa Grande – 25 a 31 de agosto.


Fonte: Redação iParaiba com Ascom