Implantação de mandallas na cidade de Bananeiras é destaque no Paraíba Rural

A reportagem assinada pela jornalista Silvia Torres mostrou como a tecnologia de mandalla funciona. Para isso conversou com Professores da UFPB e com estudantes que estão aprendendo a implantar o projeto. A equipe da TV foi até a localidade de Goiamunduba, onde conheceu a história da agricultora Maria José que, ao lado do esposo, seu Severino, há quase dois anos trabalha com a mandalla.

A agricultora relatou que a renda familiar melhorou muito com a implantação da mandalla. Disse que antes cultivava apenas a banana, e que após a tecnologia, passou a plantar e cultivar hortaliças que são comercializadas nas feiras livres da região e em casa, com os vizinhos. Para ela, a vida da família mudou com a implantação da mandalla.
Ainda na reportagem o Secretário Adjunto de agricultura, Marcelo Lourenço, disse que a Prefeitura não tem medido esforços para incentivar a agricultura familiar. A reportagem foi exibida nesta quarta (20). Para assistir, bastar clicar no link. Conheça a agricultura inspirada no sistema Mandala, em Bananeiras na PB No sistema de Mandalla os canteiros são circulares, formados ao redor de um reservatório central, no qual o agricultor pode criar peixes e aves, cujas fezes fertilizam a água que será utilizada na irrigação dos canteiros. O sistema tem até nove círculos concêntricos, onde no primeiro canteiro são plantadas as frutíferas; os três seguintes círculos servem ao plantio de hortaliças; os próximos cinco, para culturas anuais; e o último canteiro serve à proteção ambiental.

Fonte: CODECOM-Prefeitura de Bananeiras/PB