Prefeitura de Dona Inês será uma das primeiras a implantar a coleta seletiva no curimataú paraibano

Moradores da cidade de Dona Inês, no curimataú Paraibano, distante 160 km da Capital, serão uns dos primeiros a terem a coleta seletiva. A implantação está prevista para dia 02 de setembro.

Para que o resultado seja positivo, várias ações estão sendo desenvolvidas. Nas escolas, nas Ruas e em comércios, está havendo um trabalho de conscientização, para que os Donainesenses participem de forma direta da coleta seletiva.

Nesta terça-feira, 19 de agosto, uma equipe de auxiliares de limpeza urbana, participaram de uma caracterização grave-métrica dos resíduos sólidos do município, onde tiveram como objetivo, quantificar os materiais que vão para o lixo, separando metais, plásticos, vidros e papéis, além de outros tipos de materiais, estimando a quantidade desses materiais que vão para a coleta seletiva, identificando ainda o material que pode ser comercializado e o que pode ser usado para fertilização do solo; o orgânico – biodegradado -.

O trabalho foi acompanhado pelo Engenheiro Sanitarista e Ambientalista, Tarcísio Cabral, que é consultor da JOBAFI – Consultoria e Serviço – responsável pelo projeto de implantação da coleta seletiva.

O Engenheiro informou que de início, a Usina de Triagem e Compostagem que está desativada no lixão da cidade, será reativada para ser utilizada como usina modelo da coleta seletiva, até que o aterro sanitário do município esteja pronto.

Lá será construída uma nova usina.


Fonte: Assessoria da Prefeitura de Dona Inês-PB