Seis mil agricultores vão receber o Garantia-Safra na Paraíba

Na Paraíba, 6.311 agricultores familiares de 15 municípios recebem este mês pouco mais de R$ 1 milhão referente à primeira parcela do seguro Garantia-Safra 2013/2014. Cada beneficiário tem direito ao valor de R$ 170,00, correspondente ao primeiro pagamento de um total de cinco parcelas. Os recursos já começaram a ser liberados ontem.

As demais parcelas serão pagas nos meses subsequentes. Para receber o seguro, o agricultor deve comparecer ao banco na mesma data em que ele já recebe os demais benefícios sociais pagos pela Caixa Econômica Federal.

Ao todo recebem o seguro este mês 289.158 agricultores familiares dos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, além da Paraíba. O seguro garante renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem ou excesso hídrico.

O dinheiro para o pagamento do benefício é constituído das contribuições dos próprios agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União.


Fonte: Alexsandra Tavares