Pronatec Campo disponibiliza 350 vagas em nove cursos na PB

Voltado para agricultores familiares, assentados, assalariados rurais e comunidades tradicionais, o Pronatec Campo vai ofertar 350 vagas em nove cursos para o primeiro semestre de 2015 na Paraíba . No país inteiro estão disponíveis 34.934 vagas. O programa é apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de acordo com o delegado federal do órgão no Estado, Luís Gonzaga Júnior, as inscrições devem ser abertas na próxima semana.

Os cursos que terão vagas abertas na Paraíba são os seguintes: Agricultor Familiar, Auxiliar Técnico em Agropecuária, Agricultor Orgânico, Piscicultor, Horticultor Orgânico, Bovinocultor de Leite, Preparador de Pescado, Aquicultor e Fruticultor.

“ São 350[vagas] neste primeiro semestre, porém esperamos triplicar o número no segundo semestre”, afirmou Gonzaga Júnior. O delegado explicou que as inscrições inicialmente serão feitas juntos as entidades (sindicatos e associações) que demandaram os cursos e caso não haja o preenchimento das vagas, o sistema será aberto para a comunidade em geral.

O objetivo do Pronatec Campo é fortalecer as capacidades produtivas e gerenciais no campo com ampla oferta de cursos para os diferentes públicos do meio rural. A metodologia do Programa intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo.

Cada pessoa pode fazer até três cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), por ano, e um curso técnico. Os cursos FIC servem para a qualificação profissional, conferem certificado de formação e são mais curtos, com duração mínima de 160 horas e dois meses.

Já os cursos técnicos conferem diploma aos alunos e possuem carga horária mínima de 800 horas e duração mínima de um ano, além da carga horária prevista para o estágio profissional supervisionado.

A iniciativa do Pronatec Campo integra o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação (MEC) e faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011.


Fonte: JP