Acaba água da Barragem de Canafístula e seca chega ao extremo no Agreste, Brejo e Curimataú

A seca chegou ao seu ponto mais extremo nas regiões do Agreste, Brejo e Curimataú paraibano. A Barragem de Canafístula, que abastece municípios como Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Damião, Araruna, Tacima, Riachão e Dona Inês, secou, não há mais água no reservatório, como mostram as imagens.

Essa está sendo considerada a pior crise de abastecimento da região em todos os tempos. O volume morto da barragem secou por completo e a diretoria da Cagepa local irá, numa última tentativa de encontrar o mínimo de água, romper o balde da barragem antiga para captar as últimas gotas de água existentes no local.

“Nesta sexta-feira estaremos rompendo o balde da barragem antiga para que possamos ter acesso a água que está represada. A situação é difícil. Esse será um fato que vai ser histórico na barragem, já que nunca isso foi necessário”, disse Valdeci, diretor da Cagepa local.

Canafístula II está localizada no Município de Borborema. O reservatório possui capacidade de armazenamento de 4,1 milhões de metros cúbicos água, mas secou.


Tags: Seca - Falta de Água - Barragem de Canafístula - Barragem de Canafístula II - Brejo Paraibano - Municípios

Fonte: