Agência vê piora em indicadores do país, mas destaca Paraíba como uma das úncias exceções

O jornal Correio Braziliense divulgou nesta sexta-feira (13) um levantamento feito pela agência Standard & Poor´s (S&P) mostrando redução na nota de crédito do país, no ano passado, face a instabilidade econômica vivida pelo país.

No entanto, há um destaque positivo para o Estado da Paraíba que tem, nesta pesquisa, índices positivos em diversos segmentos, como indústria e comércio, além do setor de serviços e mercado de trabalho.

A matéria intitulada “Agência vê piora em indicadores do país” comenta sobre os resultados negativos do setor público nacional no ano passado e ressalta que a Paraíba é uma exceção que “segue uma tendência de fortalecimento para se consolidar como uma das economias que mais se desenvolvem no Nordeste”.

No ano passado, a S&P colocou a nota brasileira no nível BBB, apenas um degrau acima do patamar em que os títulos emitidos pelo país recebem a classificação de investimento especulativo, sem garantia de retorno.

Diferentemente do cenário desfavorável na economia, a Paraíba vem acumulando índices positivos em diversos segmentos. De acordo com o levantamento, em 2014 os números dos setores indústria, comércio, serviços e mercado de trabalho mostraram que o Estado segue uma tendência de fortalecimento e consolidação de uma das economias que mais se desenvolvem na região Nordeste.

Para se ter uma ideia, o crescimento da atividade industrial no Estado, por exemplo, alcançou 4,4%, superando de longe o patamar registrado pela média regional (-0,2%) e nacional (-3,2%). Os números também mostram que as empresas cresceram 12,2%, enquanto que oferta de empregos subiu 12,5%.

Buscando manter o ritmo de crescimento, o governo da Paraíba vem investindo para melhorar a malha viária do Estado, a exemplo da construção de mais de 2,4 mil quilômetros de estradas e do Canal Acauã-Araçagi, que recebe investimentos de R$ 1 bilhão.

De acordo com a matéria do Correio Braziliense, a presidente da Standard & Poor’s (S&P) no Brasil, Regina Nunes, alertou que os indicadores da economia brasileira têm piorado depois que a agência de classificação de risco reduziu a nota de crédito de país, advertindo ainda que o governo deverá cumprir as metas de superávit fiscal neste ano para recuperar a confiança dos investidores. Ressalta ainda que, no ano passado, o setor público brasileiro registrou um rombo de R$ 32,5 bilhões.

Em matéria coordenada, intitulada “Paraíba, a exceção”, o jornal destaca que, “apesar do momento desfavorável da economia brasileira, a Paraíba tem apresentado índices positivos em diversos segmentos”. E ressalta que o Governo do Estado está investindo na melhoria da infraestrutura para manter a tendência de crescimento, citando como exemplo a construção e revitalização de mais de 2,4 mil quilômetros de estrada e a implantação de 730 quilômetros de adutoras.

O texto enfatiza o crescimento de 4,4% da atividade industrial no ano passado, que ficou acima da média regional (-0,2%) e nacional (-3,2%); bem como a alta de 12,2% no número de empresas no setor; de 12,5% na taxa de emprego e de 18,3% da massa salarial. E destaca ainda o desempenho dos setores de serviços e do comércio varejista ampliado em 2014, os quais registraram um incremento de 8,8% (maior taxa de crescimento nominal do Nordeste e quarta maior do Brasil) e 2,5%, respectivamente.


Tags: Agência - Piora de Indicadores - Brasil - Paraíba - Standard & Poor´s (S&P) -

Fonte: PBAgora com Secom-PB e Correio Braziliense