Mais de 300 cidades brasileiras estão com risco de surto de dengue

Trezentas e quarenta cidades brasileiras estão com risco de surto de dengue, segundo o levantamento do Ministério da Saúde. O número de casos da doença mais que dobrou nesse começo de ano, em relação ao ano passado.

Um bichinho com menos de um centímetro está fazendo um estrago país afora. A dengue avança em todos os estados. Nas primeiras nove semanas do ano, ou seja, de primeiro de janeiro a sete de março, surgiram 224 mil casos no Brasil. Isso é mais que o dobro do que foi registrado no mesmo período no ano passado.

Proporcionalmente à população, o Acre é o estado mais afetado com quase 700 casos por 100 mil habitantes. Depois vêm Goiás e São Paulo. Entre as capitais, Cuiabá está em situação de risco para surto ou epidemia de dengue, outras 18 estão em alerta.

No estado mais populoso do país, os maiores focos estão na região central. Na capital, o bairro com a maior incidência é a Vila Brasilândia, na Zona Norte. A primeira moradora que nós abordamos estava com os sintomas clássicos da doença: febre, dores de cabeça, nos olhos e nas articulações.

Jornal Nacional: Eu estou vendo que a senhora fez teste de sangue hoje. Foi isso?

Lucia de Fátima Barbosa, dona de casa: Fiz hoje para comprovar se é dengue mesmo. Mas tudo indica que é dengue.

Batemos na vizinha. E adivinhe: teve dengue também.

“Parecia que tinha passado um trator em cima de mim. Estava toda quebrada, toda dolorida”, lembra Sônia Carvalho, dona de casa.

No corredor da casa, vários vasos de plantas. No quintal, baldes grandes para armazenar água da chuva. Todos tampados, como tem que ser.

A gente fica só pensando na água parada, mas não é só isso. Lixo também, entulho, por exemplo, um cenário como o mostrado no vídeo acima. Isso tudo é um cenário ideal para a multiplicação do mosquito da dengue. É entulho para todo lado na casa de Seu Pedro. Diante da gente, promete que vai limpar tudo.

"Trabalho à noite e vou providenciar, porque eu acho que o mundo inteiro está pensando só na minha casa, não sei por que”, conta Pedro.

Na casa de Beatriz, que mora ao lado, duas pessoas já pegaram dengue. A filhinha de 50 dias fica sempre protegida pelo mosquiteiro.

Jornal Nacional: Tem muito mosquito aqui?

Beatriz: Muito mosquito. Mosquito demais, o dia inteiro.

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo alerta: quem estiver com sintomas parecidos com os da dengue, não deve tomar remédio antes de ter o diagnóstico confirmado.

“Nós estamos orientando os farmacêuticos para tomar muito cuidado. Preferencialmente encaminhar para um serviço de saúde ao invés de indicar a automedicação”, explica Pedro Menegasso, pres. Cons. Reg. de Farmácia-SP.

O número de mortes por dengue diminuiu. No ano passado, foram 76. Neste ano, 52.


Tags: Dengue - Alerta - Saúde - Brasil - Surto de Dengue

Fonte: G1