Prefeitura Inaugura a Unidade Básica de Saúde PSF- I "João Salvino Sobrinho" e Academia da Saúde

O Prefeito Carlinho junto com a Câmara legislativa homenageiam o Enfermeiro João Salvino Sobrinho.

A Unidade Básica de Saúde o PSF - I recém inaugurada na cidade de Casserengue recebeu o nome de um grande cidadão casserenguense, o inesquecível Joca Salvino, conhecido como o "Homem da Saúde".

A Solenidade aconteceu no dia 29 de abril as 15h, dia em que Casserengue completou 21 anos de Emancipação Política, no Conjunto Frei da Damião onde está localizado a nidade Básica de Saúde o PSF - I e também a Academia da Saúde. Participaram da solenidade o Prefeito Luis Carlos; O vice-prefeito Nêgo; A Secretária de Saúde Ana Maria; O Secretária de Infra-estrutura Dedé; O Presidente da Câmara de Vereadores Chiquinho, o Vereador Vanderlan; o Vereador Paulo; Vereador Junior Neixa e a convite o filho de Joca Salvino o Sr Ronaldo Salvino Leite (Dunga), que muito emocionado falou um pouco sobre a bela homenagem e a trajetória de seu pai.

A Unidade Básica de Saúde do PSF- I conta com atendimento diário com médico, dentista, protético, pediatras, enfermeiros e outros profissionais da saúde, também são feito agendamento para atendimentos especializados, com deslocamento até o município mais próximo que ofereça o serviço.

Na mesma tarde o academia da Saúde foi inaugura da pelo Prefeito Carlinho, um espaço que atenderá prioritariamente os pacientes que necessite de fisioterapia e prática de exercício físico com idosos. Mas aconteceram outras prática e a Academia também será disponibilizada ao público em geral.

A Banda Marcial do Município de Casserengue, na direção de Erika Kenia, e no comando do seu instrutor Zeca, fizeram questão de comparecer para também prestar sua participação e deixa um singela homenagem.




Vídeos



Um pequena História sobre a vida de João Salvino Sobrinho

João Salvino Sobrinho nasceu no dia 20 de outubro de 1942, filho José Salvino Leite seu pai era um grande proprietário de terra nos Sítios Serra Branca e Lagoa Comprida em Casserengue, e de Marina da Conceição Salvino. Na juventude após o fim de seu casamento, foi a São Paulo onde formou-se enfermeiro, após alguns anos, ao retornar a Paraíba escolheu Campina Grande com destino.

Em 1997 retornou a suas origens e veio morar em Casserengue onde realizou diversos serviços na área da saúde no município de Casserengue, acompanhando os enfermos de Casserengue até os hostais na cidade de Campina Grande. Joca era uma pessoa muito humilde, que gostava de ajudar o povo, enfrentava diariamente a vida difícil que se vive dentro dos hospitais públicos, e por muitas vezes custeava as refeições dos doentes que precisavam passar o dia todo nos hospitais.

João Enfermeiro como era conhecido em Campina Grande, abriu um Posto de Enfermagem e uma Farmácia, já nessa época, quando Antônio de Neixa primeiro prefeito de Casserengue, o conhecia e já o procurava em Campina, onde ele acolhia doentes que também ficavam hospedado em sua Casa. Também durante o tempo que ficou em Campina Grande tornou-se um homem muito conhecido na cidade e atendia a domicílio pessoa ilustres tais como o ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima. Também trabalhou ao lado do Ex-prefeito Dinda durante os seus dois mandatos

João era muito popular em Casserengue, gostava muito de agricultura e política, foi vereador no mandato de 2001 a 2004 e disputou mais uma vez a vaga na Câmara Legislativa em 2008, mas perdeu por 2 votos, ficando na suplência, o que deixou muito abalado; em 2008 exames detectaram que ele precisaria passar por uma cirurgia cardíaca e em 2009, complicações pós-cirúrgicas o levaram a óbito no dia 15 de outubro (dia do professor).

E ele nos deixou um grande ensinamento que o ser humano pode deixar aqui na terra, que já foi ensinado por Jesus Cristo que é o de: "Amar ao próximo como ama a ti mesmo", esse foi seu grande legado. E é justamente que disso que nossa saúde precisa "amor", humanidade.

Desde já a Família Salvino, e Leite, agradece a todos que contribuíram direta e indiretamente para que essa Homenagem fosse possível, em nome de sua memória estão inteiramente gratos.

Fonte: Da redação.

Tags: Prefeito Carlinho - Unidade Básica de Saúde - Saúde - Secretaria de Saúde - Prefeitura Municipal de Casserengue - Joca Salvino - PSF- I - João Salvino Sobrinho - Inauguração - Homenagem