Seguindo a cartilha: Casserengue é um dos município da Paraíba que mais investe na educação, Mataraca é o primeiro lugar

A 97 quilômetros de distância da Capital João Pessoa, Mataraca é um município pequeno (174.40 Km²), localizado no Litoral Norte paraibano e com apenas 7.407 habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade poderia passar despercebida, mas os dados do Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) de 2014 revelam que ela deve ser lembrada.

Foi Mataraca quem mais investiu na área da educação no ano passado, conforme o Siope. O percentual mínimo de investimento estipulado pela legislação é de 25% do total da receita de impostos e transferências vinculadas à educação pelo município. E a cidade litorânea aplicou 35,83% superando todas as outras localidades paraibanas, que prestaram contas dos gastos com o setor.

O dado se confirma pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), que divulgou recentemente os Indicadores de Desempenho dos Gastos Públicos com Educação na Paraíba (IDGPB). Nele Mataraca aparece como o município que tem a infraestrutura educacional considerada satisfatória. Além disso, a despesa educação por aluno, o Ideb do 9º ano, o percentual de professores com formação superior e a taxa de analfabetismo foram tidas como normais.

Seguindo o ritmo de Mataraca algumas outras cidades também ultrapassaram o índice de 35% da receita investidos na educação. Borborema (35,78%), Salgado de São Félix (35,76%), Casserengue (35,64%) e Congo (35,61%) são exemplos disso.

No limite

Por outro lado, segundo o Siope, teve aqueles municípios que se preocuparam apenas em cumprir a meta estipulada por lei, que é de no mínimo 25%. Quem ficou na margem foi Alagoa Nova, com um percentual de 25,1%. Monteiro e Pirpirituba atingiram a meta de 25,15% e 25,14%, respectivamente.

Fonte: Blog do Gordinho

Tags: Educação - PB - Casserengue - PB - Investimentos - SIOPE - IDGPB - IDEB - Municípios - Mataraca - PB