Veja fotos do primeiro Dia das Mães celebrado no Brasil, em 1918

Duas fotos amareladas pela ação do tempo são os únicos registros que restam do primeiro Dia das Mães celebrado no Brasil. A data festiva, hoje uma das mais rentáveis para o comércio, foi introduzida no país com um festa idealizada pela Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre.

Quase 100 anos depois, são poucas as informações disponíveis no acervo da instituição sobre o que ocorreu naquela data. Sabe-se que a comemoração teve inspiração nos Estados Unidos e que foi “importada” pelo americano Frank Long, membro da ACM internacional que se radicou na capital gaúcha e veio a se tornar secretário-geral da ACM de Porto Alegre.

O local da festividade foi uma casarão da Rua da Praia, que abrigava a instituição à época, antes da inauguração da sede própria, hoje na Rua Washington Luiz. Mas o número de mães e filhos que participaram é incerto, assim como outros detalhes sobre a cerimônia. Fotografias da data mostram que as mulheres foram homenageadas com buquês de rosas.

“Acreditamos que foi o momento de um chá, em que as mulheres foram destacadas e presenteadas com flores. Um evento que enalteceu o papel da mulher como mãe”, explica a atual presidente da ACM-RS, Roseni de Oliveira Leal

Segundo a instituição, um ano depois, também por iniciativa da ACM, a comemoração do Dia das Mães foi levada ao Rio de Janeiro e logo depois para São Paulo. Em 1932, o feriado no segundo domingo de maio foi oficializado pelo presidente Getúlio Vargas. Quinze anos depois, o dia foi incluído no calendário oficial da Igreja Católica, contribuindo para sua popularização.

Na capital gaúcha, a tradição de homenagear as mães se manteve e foi ampliada dentro da instituição. Além de uma missa e de um chá, outra solenidade ocorre anualmente na Câmara de Vereadores, quando os membros da ACM fazem a leitura da história do feriado no Brasil. Roseni Leal conta que a data é cultuada com zelo pela associação.

“Desde a primeira vez, nunca deixamos de comemorar. Isso que, naquela época, a associação era pequena. Mas hoje cada unidade faz sua festa da maneira mais adequada à sua realidade”, diz ela.

Inspiração americana

A criação do Dia das Mães no Brasil foi inspirada pela iniciativa da americana Anna Marie Jarvis, que perdeu a mãe em 1905. Segundo os registros históricos, foi ela a responsável por promover, em 1908, uma data para homenagear as mães nos Estados Unidos.

A comemoração ocorreu entre os moradores da pequena cidade de Grafton, onde ela morava, e contou com o simbolismo de dois cravos, um vermelho e outro branco. O de cor vermelha era usado na lapela da roupa por aqueles cujas mães eram vivas. Já os filhos órfãos se apresentavam usando um cravo branco. A simbologia foi repetida pela associação cristã no Brasil e perdura até hoje.

Com a boa repercussão da data na comunidade, Anna lutou para que a celebração fosse reconhecida como feriado nos Estados Unidos. Em 26 de abril de 1910, o governador de West Virgínia, William E. Glasscock, acrescentou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas do estado. Mais tarde, em 1914, o então presidente americano Woodrow Wilson formalizou a adoção da data em todo o país.

Fonte: G1

Tags: Primeiro Dia das Mães no Brasil - Dia das Mães - Brasil - Curiosidades - Porto Alegre - RS - Brasil