Casserengue e Solânea devem receber recursos para reforçar assistência farmacêutica

Casserengue e Solânea estão entre as noventa cidades da Paraíba que devem receber do governo federal R$ 546 mil para aprimoramento, implementação e integração dos serviços farmacêuticos. Veja aqui a lista de cidades no estado que terão os recursos.

Em todo o Brasil, são mais de mil municípios que vão receber R$ 6,3 milhões para aprimorar a qualidade e estrutura dos serviços farmacêuticos. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, o recurso também poderá ser destinado para a contratação de novos profissionais, além do aprimoramento dos serviços de conectividade dos locais, para dar maior agilidade no atendimento à população e uma melhor organização dos estoques de medicamentos.

Para participar do Qualifar-SUS, o Município deve estar na lista do Brasil Sem Miséria (Plano interministerial voltado para a população mais pobre) e fazer parte de outros programas da Atenção Básica, como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), e o Hórus, sistema de Assistência Farmacêutica que permite o controle da compra, armazenamento, distribuição e dispensação dos medicamentos.

Organizado em quatro eixos (estrutura, educação, informação e cuidado), o programa engloba desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos até ações de cuidado ao usuário.

Fonte: Redação com portal correio

Tags: Casserengue - PB, Solânea - PB, Municípios, Saúde - Casserengue, Assistência Farmacêutica, Recursos