O sertão do NE pelas mãos de um jovem de Casserengue

Como o som de uma seresta
Fez tudo com harmonia:
Dos pássaros fez a orquestra
Deu à mata, sinfonia
Deu ao Sul, o boiadeiro
Ao Norte, o aventureiro
Ao Nordeste, a poesia.”






Em seu poema, Patativa do Assaré sugere que Deus deu ao Nordeste a poesia, e Thales Kelven em suas telas, afirma esta declaração. Natural da cidade de Esperança, o jovem artista reside em Casserengue, que fica localizada no Curimataú paraibano a cerca de 170 quilômetros de João Pessoa. Com apenas 23 anos, Thales vem impressionando os paraibanos com seu sensível trabalho de representação das paisagens nordestinas na tela.

Arte na artéria

Desde muito pequeno, Thales foi íntimo da arte. E essa história de amor entre ele e a pintura começou com um desafio. Na escola, um amigo pediu que ele desenhasse a capa de um caderno, e menino o fez com maestria. Perguntado sobre como aprendeu a desenhar, a resposta veio seca. “Sozinho.”, disse.

A partir deste episódio, Thales começou a investir em seu talento e passou a vender algumas de suas obras, porém, só em 2016, profissionalizou-se.

Inspiração no solo rachado

Quando passou a investir mais em seu trabalho artístico, o jovem pintor começou a entender a região que vivia e se apaixonar pelo que estava ao seu redor. E não precisou ir longe para descobrir seu principal objeto de inspiração: o povo. E todos os seus hábitos mais comuns. As obras de Thales retratam aquilo que ele viveu (e vive). “Gosto tanto de pintar o Nordeste porque foi onde passei toda minha infância, vendo cenas maravilhosas do nordestino. Hoje eu recebo muitas mensagens de muita gente que me agradece por eu homenagear o nordestino. A arte simplesmente trás alegria, lembranças e tristeza, traz cenas que muita gente gostaria de presenciar.”, declarou Thales.

Batalha árdua

Thales já expôs obras não só na sua cidade, mas também no Museu de Guarabira, ao lado de grandes artistas paraibanos, como Clóvis Júnior e Fernando Mansé. Mas infelizmente, Thales ainda não consegue sobreviver somente de suas pinturas. Hoje em dia, ele precisa de outro emprego para poder investir na sua arte. Mas, Thales busca forças nos nordestinos personagens de suas obras, exemplos de firmeza e perseverança.

Confira outras obras do artista através do seu portal na internet: https://thaleskelven.blogspot.com.br

Fonte: Focando a Notícias

Tags: Thales Kelven, Artista Plastico, Artista Casserenguense, Cultura Casserengue, Casserengue - PB