Prefeituras paraibanas ganharão R$ 200 mil a mais

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) alterou o coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios para o exercício de 2018. A mudança ocorre após o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgar a estimativa populacional de 2017.

Na Paraíba, as cidades de Queimadas, no Agreste, e Água Branca, no Sertão, apresentaram aumento no número de habitantes e tiverem coeficiente alterado.

As estimativas das populações residentes nos Municípios do país serve de referência para definição dos coeficientes de repasse do FPM. Assim, a partilha do Fundo leva em consideração o número de habitantes, dentre outros critérios, por meio das faixas populacionais fixadas, e da definição do coeficiente individual de cada um deles.

Em contato com o Portal MaisPB, o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba, Tota Guedes, afirmou que cada município deverá ganhar em média R$ 200 mil.

De acordo com o IBGE, a população de Água Branca está estimada em 10.258 habitantes e a de Queimadas 44.214.

Retração

Pelo menos 1.378 Municípios apresentaram redução populacional. Em mais da metade do total – 53,6% ou 2.986 – as taxas de crescimento foram inferiores a 1%, e em 258 o crescimento foi igual ou superior a 2%. Ainda segundo os dados do IBGE, os 1.236 que apresentaram maior redução de habitantes estão no grupo de até 20 mil habitantes. Por outro lado, os 133 que registraram crescimento acima de 1% estão na faixa de 100 mil a 1 milhão de habitantes.

A Confederação aponta que 24,75% dos Municípios brasileiros tiveram redução de população, em comparação com a estimativa do ano passado. A entidade acredita que tal informação deve ser confirmada Tribunal de Contas da União (TCU), em breve.

Fonte: Portal Arara