Amigos da Serra realiza I Passeio Ciclístico Ecológico: Circuito Serra da Caxexa no Feriado da Proclamação da República em Casserengue – PB.

Os “Amigos das Serras” é um grupo constituído por professores, estudantes, técnicos, agricultores e servidores públicos que tem como missão a preservação ambiental, o estimulo a pratica de esporte e o bem estar social. Os Amigos das Serras está vislumbrando a transformação da Serra da Caxexa em parque ecológico, visando a proteção dos recursos naturais do bioma Caatinga, e buscam tornar a Serra em um ponto turístico para o município e o estado da Paraíba.

O I Passeio Ciclístico: Circuito Serra da Caxexa, será realizado em Casserengue no Curimatau Paraibano no dia 15 de novembro de 2017. Os interessados podem fazer suas inscrições na loja Casnet provedor de internat ou entrar em contato pelos telefones que estão no panfleto.

O passeio está previstos para iniciar a partir das 06hs30 da manhã com a recepção dos participantes, entrega dos kits, e aquele delicioso café, em seguida um aquecimento e a partit das 08hs os ciclistas seguiram em um passeio leve pela zona rural de Casserengue contemplando as belas paisagens do nosso Curimatau. A primeira comunidade é a agrovila Chê Guevara, em seguida pela Comunidade Pedra D’ água, e logo chegaremos no Cabeçudo onde terá um ponto de hidratação, já descendo a Serra da Caxexa passaremos pelo Assentamento Poço Verde onde observaremos belos tanques de pedras, seguiremos por uma trilha onde chegaremos na comunidade Cacimba Doce onde terá o segundo ponto de hidratação e subiremos a Serra da Caxexa ate a pedra do Orátorio, seguiremos o percurso pela estradinha de barro passaremos na comunidade Caxexa onde terá o terceiro ponto de hidratação, chegaremos no Salgado onde terá um descanço e o quarto ponto de hidratação, seguiremos para o Casserengue, no Assentamento 25 de julho terá o quinto e ultimo ponto de hidratação e seguiremos pela trilha na antiga linha ferrea, atravessaremos a comunidade Bulhões e logo chegaremos na cidade para fechar com aquele delicioso almoço.

Os passeios ciclísticos são seguros, desde que sejam observadas as regras básicas de conduta, manter um espírito de equipe, o pelas leis de transito e conhecer os seus limites como ser humano já são um bom começo. Durante o trajeto terá um grupo de ciclistas mais experientes para atuar como “batedores” essas pessoas serão os responsáveis por garantir que ninguém fique para trás e estes pedalam ao redor do passeio, ajudando a alinhar todo mundo e resgatando quem esta pedalando mais devagar. Como o percurso é de aproximadamente 32 km terá um carro de apoio para carregar as bicicletas daqueles que tiverem que parar no meio do percurso por qualquer motivo.

Fonte: amigosdasserras